quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eu e os outros



Ora que muitos já disseram melhor do que eu algum dia diria sobre tal tema, e por isso aqui deixo o meu preferido, de entre os que me consigo lembrar:

"Como é por dentro outra pessoa,
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa.
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição de qualquer semelhança
No fundo."


Ilhas, ilhas é o que somos todos, e que se cuide quem achar que assim não é, pode ter verdadeiros dissabores.

8 comentários:

  1. Já vi que no problema :)

    No Man Is An Island

    No man is an island,
    Entire of itself.
    Each is a piece of the continent,
    A part of the main.
    If a clod be washed away by the sea,
    Europe is the less.
    As well as if a promontory were.
    As well as if a manor of thine own
    Or of thine friend's were.
    Each man's death diminishes me,
    For I am involved in mankind.
    Therefore, send not to know
    For whom the bell tolls,
    It tolls for thee.

    John Donne

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler isto
    http://www.noticiasaominuto.com/pais/12288/conselho-de-%C3%A9tica-sugere-ao-governo-cortar-nos-tratamentos-mais-caros-de-cancro#.UGREBK6s-PM

    apetece-me mudar de opinião: devemos der mesmo uma ilha rodeada de merda por todos os lados.

    Com esta visão sobre o valor da vida esta gente acha mesmo que o organismo que integra se pode continuar a chamar Conselho Nacional de Ética e mais não sei que caralho que os foda?
    Ou serei eu que vivo de pernas para o ar?

    ResponderEliminar
  3. Sabes Maggie, fui ler o tal artigo e aquilo de estar a atribuir valor monetário à vida é algo que não compreendo, mas a verdade é que vivemos numa sociedade sustentada pelo dinheiro, cheia de injustiça na forma como o dinheiro dos contribuintes é gasto, agora sequer pensar em determinar qual o valor de um mês de vida de um doente terminal, é algo muito mau. Eu não queria nada estar na pele de quem tem que decidir como distribuir o dinheiro disponível para a área da saúde.

    ResponderEliminar
  4. Para mim gerir bem o dinheiro dos contribuintes não significa que o mesmo não seja aplicado para minorar o sofrimento, tentar salvar ou mesmo acrescentar uns meses de vida a um doente.
    Se me falares de ordenados exagerados ou subsídios estapafúrdios ou horas extraordinárias com valores verdadeiramente pornográficos para os profissionais da saúde, aí então teremos uma outra discussão.

    ResponderEliminar
  5. Claro, além do mais tal proposta ser feita pelo conselho de ética é quase surreal.

    Sabes o que acho? Faltam grandes lideres nos dias que correm, grandes lideres que sejam grandes também como seres humanos, e sejam capazes de fazer da nossa sociedade algo de que nos possamos orgulhar, em vez de nos envergonhar, mais e mais
    O umbiguismo está disseminado como nunca, e quem não souber que se tornou numa ilha corre sérios riscos de se magoar. Isto não quer dizer que devemos perder qualidades humanas, mas antes que devemos deixar de acreditar nas qualidades humanas dos outros. Se elas forem reais, tanto melhor.

    ResponderEliminar
  6. É esse o ponto. Olhamos para os partidos e o que vemos? Betinhos fura-vidas criados nos aviários partidários, prontinhos a agarrar-se ao tacho e a lamber botas . Não se vislumbra quem tenha essa estatura de líder, capaz de respeitar e servir um país, capaz de galvanizar um povo. Alguém com uma cultura humanista, no sentido académico e em sentido lato.
    Senti verdadeira vergonha alheia ao ouvir Passos Coelho citar Camões. Como é possível alguém que espolia, humilha com sacrifícios a maior parte da população, afunda um país, ter a desfaçatez de usar as palavras do poeta? Que faça citações de Paulo Coelho ou Dan Brown e por aí se fique.

    ResponderEliminar
  7. O Iggy Pop canta "La Vie en Rose", donde se conclui que o mundo vai acabar ou vamos ser um país da OPEP ou as duas coisas ao mesmo tempo.

    http://www.youtube.com/watch?v=QUqpfJtfxEg

    ResponderEliminar
  8. Genial!

    Talvez eu desabroche num cisne, quiçá, pelos vistos entramos nos tempos do vale tudo.

    ResponderEliminar